Muitas vezes você já ouviu alguém falar que alguém está com câncer e em seguida o órgão afetado, daí você já imagina a periculosidade, da doença que pode ser fatal, e ou muito traumático tanto para o paciente quanto para família porem, a maioria das pessoas que estão de fora da situação, no fundo não sabem o que realmente é essa doença.
Câncer é o nome dado a um vasto grupo de mais de 100 doenças que têm em comum a multiplicação anormal de células do próprio organismo. Essa proliferação descontrolada provoca a formação de uma massa celular denominada tumor.
A célula sofre uma alteração no seu comando (DNA) e passa a se multiplicar sem controle, seu crescimento pode invadir tecidos e órgãos em todo o corpo, podendo espalhar-se para outras regiões do organismo.

também conhecido com tumor maligno, suas células se multiplicam com rapidez e de modo nocivo, comprometendo as funções dos tecidos atacados e enviando células cancerígenas para o restante do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.
Fatores de risco
Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os 'hábitos' e o 'estilo de vida' adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.
Se o câncer tiver início em tecidos epiteliais, como a pele ou mucosas, é conhecido como carcinoma. Se começar em tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagens, é chamado de sarcoma.
Tratamento
O tratamento depende do tipo de câncer, do grau de metástase e de características individuais do paciente, como idade e histórico médico. Basicamente, existem três opções: a radioterapia, a quimioterapia e as intervenções cirúrgicas. Muitas vezes, utiliza-se uma combinação dessas três técnicas. Porém, nem sempre esses tratamentos conseguem eliminar completamente o tumor e as metástases.
Commentaires