Alterações nos olhos, apesar de muitas vezes serem passageiras, podem sinalizar a presença de outras doenças em nosso organismo. Muita gente só visita o oftalmologista quando está com algum sintoma desagradável ou doloroso nos olhos. Doenças e distúrbios oculares são mais comuns do que se imagina. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 35 milhões de brasileiros sofrem de algum problema de visão.

Segueira temporária
Este problema acontece quando há perda súbita de visão, podendo ser parcial ou total, por alguns minutos. O episódio pode acometer os dois olhos, mas os casos mais comuns costumam acontecer com um olho só. e, geralmente, é um sintoma de uma doença subjacente que está causando fluxo sanguíneo insuficiente para o olho. A cegueira temporária acontece de forma súbita e pode gerar perda total ou parcial da visão. geralmente é o resultado da redução do fluxo sanguíneo do coração para o olho.
Quando isso ocorre é indispensável procurar um profissional o quanto antes. Por isso é importante conhecer os sinais. Veja a seguir alguns sintomas que requerem atenção! O sintoma mais comum da cegueira temporária é a cegueira súbita em um olho, que desaparece em segundos ou minutos.
Quais as causas?
O número de causa é extenso vejas uma lista de problemas pré-existente que pode desencadear a cegueira temporária ou até mesmo definitiva.
Causa mais comuns:
* hipertensão, * Diabetes, * colesterol alto, * Neurite óptica, (inflamação do nervo óptico), * Doenças cardíacas
VEJA MAIS:
Enxaquecas;
Uso indevido de álcool;
Fumar;
Uso de cocaína;
Idade avançada;
Anemia falciforme;
Poliartrite nodosa (doença dos vasos sanguíneos);
Viscosidade plasmática elevada (leucemia, mieloma múltiplo);
Ferimento na cabeça;
Tumor cerebral.
Artrite de células gigantes;
Vaso espasmo retinal;
Glaucoma de ângulo fechado;
Hemorragia vítrea;
Esclerose múltipla (EM);
ATENÇÃO: A LUZ DO CELULAR PODE CAUSAR CEGUEIRA TEMPORÁRIO
Alguns Fatores de risco
Histórico familiar de cegueira;
Cirurgias oculares;
Lesões oculares causadas por acidentes de trabalho;
Falta de higiene;
Diabetes
Doença cerebrovascular ou cardiovascular;
AVC;
Doenças oculares;
Desnutrição;
Nascimento prematuro;
Idade avançada;
Falta de atendimento pré-natal;
Fumar;
Trabalhos com produtos químicos tóxicos.
Tratamento
Os tratamentos podem ser variados assim como as causas para o problema. Primeiramente, é imprescindível não esperar que haja uma segunda vez e buscar com rapidez ajuda médica. Um profissional de saúde pode identificar a condição que afeta seu olho e recomendar um plano de tratamento adequado. Seu médico também pode recomendar mudanças no estilo de vida, incluindo:
reduzindo a ingestão de alimentos processados e com alto teor de gordura
aumentando seu exercício diário
reduzindo o estresse
Comments