“A vida começa aso 40”
Tenho certeza que a maioria das pessoas já ouviram esse ditado!
Pois é, a partir dos quarentas anos as pessoas tanto homens como mulheres se sentem mais experientes, com mais paciência, maturidade e etc. Mas infelizmente existem problemas de saúde que começam a dar sinal também a partir dos 40 anos de idade. Entre outros escolhi falar nesses poster sobre um distúrbio associado a lesões nervosas, que causa dores intensas e constantes.

Você sabe o que é Nevralgia?
A Nevralgia também chamada de Neuralgia é o nome dado a dores em um nervo ou mais.
A condição se classifica de duas maneiras:
Nevralgia central - Quando a dor está localizada na medula espinal ou no cérebro
Nevralgia periférica - É aquela que acomete as demais áreas ao entorno das citadas..
Geralmente o sintoma é provocado por alguma alteração estrutural ou funcional nas células nervosas, que acabam por gerar excitação dos receptores de dor. Quatro tipos de mecanismos estão associados a essa dor:
mudanças no funcionamento dos canais iônicos celulares, Aumento da sensibilidade das fibras,
Sinais interligados, Danos no cérebro e na medula cerebral.
Os 6 tipos de Nevralgia são:
01 - Nevralgia do trigêmeo e trigêmeo épica
- Nevralgia do trigêmeo - este é o tipo mais conhecido. A condição se caracteriza por alterações no nervo trigêmeo, o que provocar dor aguda em forma de pontadas nas distribuições de seus ramos, neurônios responsáveis pela propriocepção da mandíbula, dos músculos intrínsecos do olho e das articulações temporomandibulares.
O problema é predominante em pessoas acima dos 50 anos de idade, acometendo cerca 155 a cada milhão.
- Nevralgia do trigêmeo atípica
Quando a nevralgia do trigêmeo acomete apenas um dos lados da face, ela é chamada atípica. Nesses casos a dor geralmente é constante e do tipo queimação, podendo se estender até a região do pescoço.
O distúrbio é predominante em mulheres de meia-idade, em especial entre aquelas em estado deprimido. Ainda não se sabe explicar com clareza a relação entre a depressão e a dor, mas este é um dos muitos casos em que elas aparecem associadas.

02 - Nevralgia occipital
A nevralgia occipital se caracteriza pela dor persistente no crânio, na maioria dos casos descrita como sensação de choques elétricos. A região acometida é aquela inervada pelos nervos occipitais, e vai do couro cabeludo ao pescoço, incluindo a parte da cabeça atrás das orelhas.
Dentre os fatores de risco para esta condição podemos citar lesões no pescoço – cirurgias - anomalias estruturais congênitas e adquiridas - sobrecarga repetitiva do pescoço.
03 - Nevralgia do glossofaríngeo
Este tipo de nevralgia provoca alterações da sensibilidade na região do ouvido, na base da língua, na fossa tonsilar e na região do ângulo da mandíbula. O quadro é unilateral e vem acompanhado de episódios de dor do tipo choque, com início e término abruptos.
O problema é bastante raro e afeta mais homens, de maneira geral acima dos 40 anos de idade.
04 - Nevralgia pós-herpética
A condição é considerada do tipo pós-herpética quando relacionada ao herpes-zoster. O distúrbio atinge predominantemente idosos que possuem lesões no ramo oftálmico.
Ainda não se sabe explicar ao certo qual a relação entre a doença e o sintoma.
05 - Nevralgia Intercostal
A nevralgia intercostal provoca dor na região dos nervos intercostais, localizados entre as costelas.
As causas para tal são variáveis e vão desde lesões e traumatismos a infecções e complicações cirúrgicas.
06 - Nevralgia isquiática
Dores n nervo Ciático. Esse é o maior do corpo e vai da pélvis se inicia no final da coluna, a lombar, passa pelos glúteos, parte posterior da coxa e, quando chega no joelho e chega até os pés
Muitos outros distúrbios podem estar associados ao quadro, como hérnias de disco na região lombar, síndrome piriforme e a estenose espinhal.
Possíveis causas da Nevralgia:
· Uso de medicamentos
· Diabetes
· Infecções como HIV
· Sífilis
· Herpes-zoster
· Doença de Lyme
· Pressão nos nervos
· Porfiria
· Insuficiência renal crônica
· Trauma
· Inflamações
· Infecções
· Tumores
sintomas da nevralgia são:
· Dor na região do nervo lesionado
· Função debilitada provocada pela dor e pela fraqueza muscular
· Maior sensibilidade da pele
· Pontada intermitente ou sensação de queimação
· Desconforto que piora com toque, pressão ou movimento
O quadro pode durar entre dias e meses e quando não tratado, pode acabar produzindo algumas complicações.
Diagnóstico
Se você tem sentido algum dos sintomas descritos aqui, deve procurar ajuda médica. Diversas especialidades podem participar do diagnóstico e tratamento da nevralgia. Além do clínico geral, podemos citar neurologistas, neurocirurgiões, médicos especialistas em dor e fisiatras.
Existem ainda alguns casos de causa completamente desconhecida. Geralmente esses são mais difíceis de diagnosticar, sendo avaliados a partir dos fatores de risco presentes.
Comentários