No mundo que vivemos o aspecto dos cabelos em pode definir perfis de diferentes etnias, raças, religião até mesmo classe social ou profissional. Em muitos casos a forma de usar os cabelos, ou seja, prender, pintar, cortar, também pode definir a personalidade das pessoas.
Em todas as culturas, em todos os tempos, os cabelos são literalmente adorados. Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder. Sua ausência ou perda de qualidade afeta diretamente o âmago das pessoas. Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se fundamentais na identidade pessoal. Por tanto A queda ou deficiência pode ser psicologicamente muito dolorosa!

Atualmente, são inúmeros os agentes que podem agredir os fios diariamente como, por exemplo, a exposição solar exacerbada, a poluição, os procedimentos químicos (des/coloração, mudança de textura, etc) ou mecânicos (secador, chapinha, etc), maus hábitos (tabagismo, má alimentação, insônia), pós cirurgias, deficiência nutricional, problemas hormonais, entre outros. Portanto, a falta de hábitos saudáveis de vida e/ou o uso indevido de substâncias químicas podem contribuir, e bastante, para a ocorrência de queixas mais frequentes como o excesso de oleosidade, caspa e seborreia, porém as principais são a queda de cabelo e alopecia.
Terapia capilar
A terapia capilar é um tratamento desenvolvido para manter a saúde e tratar doenças do couro cabeludo e queda de cabelos para homens e mulheres. "É um tratamento cosmético que precisa ser realizado por um profissional que conheça as patologias do couro cabeludo, para aplicar os produtos e ativos adequados a cada tipo de procedimento", afirma.
O tratamento depende do diagnóstico do médico e de seu prognóstico, portanto, o quanto antes o paciente começar a seguir um plano terapêutico, melhor o resultado!
Medicamento de Uso Tópico:
É um dos primeiros passos nos tratamentos capilares, sendo considerados de fácil uso e poucas limitações, além de funcionar em maioria dos pacientes. A base do medicamento geralmente inclui a substância Minoxidil, que apresenta uma capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo da região, promovendo um maior aporte de nutrientes para os folículos e, consequentemente, auxiliando no fortalecimento dos fios.
A fórmula pode ser mesclada junto a fatores de crescimento capilares, nutritivos, inibidores de diidrotestosterona, entre outros, porém cada profissional pode recomendar uma manipulação de substâncias, veículos e concentrações diferentes.
O uso do produto deve ser permanente para obtenção de resultado, entrando na rotina de cuidados com o cabelo, e quando há uma boa resposta, o resultado poderá ser visível em 3 a 6 meses com o crescimento de cabelo em folículos que estavam previamente dormentes ou em fase de crescimento lento.
Carboxiterapia:
Este tratamento vastamente utilizado em procedimentos corporais, também pode ser inserido em protocolos de tratamentos capilares. Essa técnica baseia-se na aplicação de anidro de gás carbônico (com fluxo e volume limitados) para estimular a microcirculação local e aumentar o aporte sanguíneo do couro cabeludo. O seu mecanismo de ação em terapia capilar não é 100% compreendido, porém entende-se que a vasodilatação causada pelo procedimento atua no crescimento dos folículos pilosos.
Microagulhamento:
O microagulhamento é uma técnica realizada com um pequeno rolo que possui inúmeras microagulhas (ou uma caneta com ponteiras descartáveis), que ao deslizar pelo tecido do couro cabeludo ocasiona diversas microperfurações com finalidade de: 1- ativar a circulação sanguínea e criar um estímulo inflamatório no local, induzindo as células a formar colágeno e queratina (o plasma presente no sangue também libera fatores de crescimento), 2- facilitar a penetração e permeação de ativos (medicamentos, loções bioestimuladoras, etc) que possuam capacidade de estimular o crescimento dos folículos pilosos.
A periodicidade do tratamento desta técnica segue um intervalo de 15 a 20 dias entre uma sessão e outra (dependendo do protocolo adotado), sendo indicados pelo menos de 6 a 10 sessões para obter resultados visíveis. O procedimento pode levar de 40 minutos a 1 hora e é provável que o paciente precise evitar a exposição solar e tomar cuidados extras ao lavar o cabelo até o dia seguinte do procedimento.
Mesoterapia:
A Mesoterapia é um procedimento minimamente invasivo que consiste na injeção intradérmica de ativos específicos (fatores de crescimento, vitaminas, aminoácidos, coenzimas, anti-androgênicos, etc) no couro cabeludo com diversas finalidades: evitar a queda capilar, promover o crescimento e/ou nutrição folicular, etc. O objetivo dessa técnica é atuar de forma mais pontual e localizada.
A quantidade de sessões pode variar de cada paciente e de sua necessidade, porém geralmente são indicadas por volta de 6 a 10 sessões com intervalos de 10 a 15 dias.
Comments